Conheça mais sobre o Programa
O programa Antes que Aconteça foi criado em dezembro de 2023. Idealizado pela senadora Daniella Ribeiro, coordenadora nacional, o Antes que Aconteça tem como foco o fortalecimento da rede de combate à violência contra a mulher. A Paraíba é o estado pioneiro do programa, e já recebeu duas Salas Lilás – sendo uma em João Pessoa e outra em Campina Grande.
Através do Antes que Aconteça, o país passou a ter recursos destinados diretamente ao combate à violência doméstica. O Brasil tem números assustadores: 4 mulheres morreram todos os dias vítimas de feminicídio em 2024.
O programa tem como coordenadora nacional a senadora Daniella Ribeiro, e como coordenadora estadual Camila Mariz. Ambas viveram de perto episódios de violência doméstica. Daniella sofreu violência psicológica em um relacionamento; Camila tinha 10 anos quando perdeu sua mãe para o feminicídio.
Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que, entre janeiro e setembro de 2025, houve um aumento de 26% nos casos de tentativas de feminicídio: mais de 2,7 mil mulheres vítimas desse tipo de crime. Além disso, o país atingiu, em nove meses, a triste marca de 1.075 mulheres vítimas de feminicídio.
Dados
mulheres morreram todos os dias vítimas de feminicídio em 2024
aumento nos casos de tentativas de feminicídio
Mulheres vítimas de feminicídio, até setembro de 2025
Diante desse cenário estarrecedor, o Antes que Aconteça tem o propósito de atuar em várias frentes, sendo a educação a primeira delas. A conscientização desde cedo, com a abordagem do tema nas escolas, é indispensável para a mudança de comportamento e um mundo mais seguro e justo para mulheres. A discriminação por gênero precisa ser combatida todos os dias, e não há caminho mais eficaz que a educação para traçar esse caminho. Antes que aconteça mais tragédias, o programa quer salvar vidas.
Frentes de Ação
Educação
Primeira frente de atuação. Conscientização desde cedo e abordagem do tema nas escolas para mudança de comportamento.
Combate à Discriminação
Combater a discriminação por gênero todos os dias, visando um mundo mais seguro e justo para mulheres.
Salvar Vidas
Atuar "Antes que Aconteça" mais tragédias, com o objetivo principal de salvar vidas de mulheres.
Ao longo de dois anos de existência, o Programa Antes que Aconteça tem feito parcerias importantes ao longo de quase dois anos de criação, desde parceiros públicos – como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Segurança Pública e da Defensoria Pública, o Ministério Público da Paraíba, o Tribunal Regional do Trabalho da 13 Região (TRT-13) – a privados, como o Banco Itaú, a Coca-Cola Brasil, a Solar Coca-Cola e a Unimed Brasil.






