Conheça mais sobre o Programa

O programa Antes que Aconteça foi criado em dezembro de 2023. Idealizado pela senadora Daniella Ribeiro, coordenadora nacional, o Antes que Aconteça tem como foco o fortalecimento da rede de combate à violência contra a mulher. A Paraíba é o estado pioneiro do programa, e já recebeu duas Salas Lilás – sendo uma em João Pessoa e outra em Campina Grande.

 

Através do Antes que Aconteça, o país passou a ter recursos destinados diretamente ao combate à violência doméstica. O Brasil tem números assustadores: 4 mulheres morreram todos os dias vítimas de feminicídio em 2024.

O programa tem como coordenadora nacional a senadora Daniella Ribeiro, e como coordenadora estadual Camila Mariz. Ambas viveram de perto episódios de violência doméstica. Daniella sofreu violência psicológica em um relacionamento; Camila tinha 10 anos quando perdeu sua mãe para o feminicídio.

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que, entre janeiro e setembro de 2025, houve um aumento de 26% nos casos de tentativas de feminicídio: mais de 2,7 mil mulheres vítimas desse tipo de crime. Além disso, o país atingiu, em nove meses, a triste marca de 1.075 mulheres vítimas de feminicídio.

Dados

0

mulheres morreram todos os dias vítimas de feminicídio em 2024

0

aumento nos casos de tentativas de feminicídio

0

Mulheres vítimas de feminicídio, até setembro de 2025

Diante desse cenário estarrecedor, o Antes que Aconteça tem o propósito de atuar em várias frentes, sendo a educação a primeira delas. A conscientização desde cedo, com a abordagem do tema nas escolas, é indispensável para a mudança de comportamento e um mundo mais seguro e justo para mulheres. A discriminação por gênero precisa ser combatida todos os dias, e não há caminho mais eficaz que a educação para traçar esse caminho. Antes que aconteça mais tragédias, o programa quer salvar vidas.

 

Frentes de Ação

Educação

Primeira frente de atuação. Conscientização desde cedo e abordagem do tema nas escolas para mudança de comportamento.

Combate à Discriminação

Combater a discriminação por gênero todos os dias, visando um mundo mais seguro e justo para mulheres.

Salvar Vidas

Atuar "Antes que Aconteça" mais tragédias, com o objetivo principal de salvar vidas de mulheres.

Ao longo de dois anos de existência, o Programa Antes que Aconteça tem feito parcerias importantes ao longo de quase dois anos de criação, desde parceiros públicos – como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Segurança Pública e da Defensoria Pública, o Ministério Público da Paraíba, o Tribunal Regional do Trabalho da 13 Região (TRT-13) – a privados, como o Banco Itaú, a Coca-Cola Brasil, a Solar Coca-Cola e a Unimed Brasil.